domingo, 10 de maio de 2009

Campeonato Paranaense de Surf Amador -2004 - Marcelo Saporski

Por Leandro Moska 10/05/2004

Aconteceu neste último final de semana, nos dias 8 e 9 de maio, em Matinhos, a Etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Surf Amador. O Sumatra Town & Country de Surf.
Com boas ondas e uma ótima estrutura montada, a etapa foi um sucesso. Nos dois dias de competição o mar proporcionou para os atletas, longas direitas que são características do Pico de Matinhos.
Num total de 121 inscritos, nas 7 categorias e com 894 ondas surfadas, os atletas puderam mostrar o que melhor sabem fazer, extrapolar limites.
A máquina de ondas do Pico estava funcionando, assim o público presente pode assistir um surf de alta performance, em todas as categorias.
Além do surf, a Federação Paranaense de Surf, promoveu o curso para instrutores e técnicos nível 1, para profissionais da área que desejavam mais conhecimentos. O curso foi ministrado por Marcos Conde, Técnico da Equipe Brasileira de Surf e Diretor Executivo da CBS e por Caio Monteiro, Técnico da FESERJ.
A escolinha de surf HB foi destaque para a televisão aberta, onde os instrutores junto com os alunos mostraram como funcionam na prática as aulas de surf.
Pensando no meio ambiente e na conscientização ecológica, a FPS convidou a ONG KDOK, para promover gincanas com a criançada, que movimentou uma corrida para coletar o lixo e o micro lixo na região em volta do Pico. Mas uma vez o resultado foi positivo.
A Federação Paranaense de Surf aproveitou para colocar em prática uma de suas ações para reestruturação do surf no Estado. O Selo de Apoiador do Surf, a idéia é para que haja uma orientação por parte dos consumidores, para comprarem em lojas que investem no esporte. São várias áreas de atuação e as Lojas Sumatra, justamente por patrocinarem o campeonato, receberam o Selo Ouro. Que representa uma quantia de mais de R$ 5.000 por ano.
Antes da grande final Open, alguns atletas convidados entraram na água para fazer uma apresentação, Maicon Rosa, o irmão do Peterson, deu um show à parte e mostrou que a onda de Matinhos é uma de suas preferidas. Entrou na água e deu um espetáculo de surf profissional, com manobras muito potentes.
Open
Na principal categoria, o grande destaque foi Gilberto Bomgratis, Com um surf moderno, rápido e extremamente radical, conseguiu arrancar notas altas dos juízes, que por sinal valorizaram esse estilo de surf durante toda a competição.
Mas ele foi superado pelo consistente e persistente Alex Lima, que até os últimos segundos da final, estava em terceiro na bateria, mas o surfista de Praia de Leste pegou uma onda intermediária e ela veio abrindo e ele veio trabalhando a onda até a beira da praia e assim conseguiu virar a bateria, somando 14,25. Bomgratis (13,75) estava em primeiro até então, mas ficou na marcação de Marcelo Saporski (11.25) que era o segundo colocado e ambos foram surpreendidos pelo atual campeão paranaense de 2003. Na quarta colocação ficou Alessandro Schmitz que somou em suas duas melhores ondas 10,25.
Gilberto Bongratis permaneceu na água depois do termino da final e participou da Expression Session, que premia o surfista que faz a manobra mais radical e não deu outra, o surfista de Matinhos acabou levando a melhor sobre os outros concorrentes e faturou.
Destaque também para os atletas Vicente Mozart, na mirim e Péricles Dimitri, na junior. Ambos tiraram os únicos 10 do evento.
Matéria integral no site: http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=570

Nenhum comentário:

Postar um comentário