sábado, 23 de janeiro de 2010

Circuito Tide Rise & TBS Air Show de Surf Amador - 2009



11/2009

Rolou no último domingo, 18 de novembro de 2009, nas praias do Balneário de Shangri-lá, Pontal do Paraná, a segunda etapa do Circuito Tide Rise & TBS Air Show de Surf Amador.Com o tempo nublado e as condições do mar com cerca de meio metro com algumas séries maiores, os mais de 50 atletas inscritos quebraram as marolas e emocionaram o público presente na praia, vale ressaltar o grande número de belas mulheres que o evento atraiu, sendo que elas foram gratificadas por isso, levando pra casa camisetas do evento e uma bolsa irada de material reciclável da Momentum Surf Brasil. O evento foi distribuído nas categorias Mirim, Curitiba, Open e a categoria principal do evento, a Air Show.

Na mirim, os atletas de até 16 anos mostraram que as categorias de base do surf paranaense estão representando e destruíram as merrecas, destacando as atuações dos finalistas Erick Lenon (4° lugar), o atleta local André Luiz (3°), o vice-campeão Aminandes Pamplona e a cria de Matinhos, o grande Campeão João Marcos, que levou pra casa uma prancha zerada do Dudu Monteiro Shaper.

Já na categoria Curitiba, a raça que reside na capital está com o surf no pé, ficando da seguinte forma: Rafael Feliz (4°), Elton Jonaites (3°), o atleta Tide Rise Reginaldo Foco no vice-campeonato e o “destruidor curitibano”, o campeão Rodrigo Bloom.

A Open reuniu atletas de todas as idades e localidades, contando com um show de surf dos finalistas Marcelo Saporski (4°), o local Márcio da Veiga (3°), Paulo Derengoski na 2° colocação e o “carinha” que roubou a cena nesta categoria, o pequeno João Marcos de 16 anos arrepiou na final e mostrou porque está sendo apontado como a principal revelação do surf paranaense, coroando a sua performance com o título. O “pequeno grande” campeão ainda levou pra casa uma roupa de borracha alucinante que foi oferecida pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná.

Na categoria principal do evento, podemos dizer que o show rolou no ar, é isso aí galera, os atletas mandaram vários aéreos e caracterizaram o fundamento principal desta categoria, a inovação. O propósito era voar alto, com as mãos na borda ou não, o importante era decolar com o bico pra baixo e rabeta para o ar. A finalíssima foi alucinante, com Marcelo Saporski fazendo mais uma final no evento, ficando na 4° colocação. E o “garoto prodígio” de Matinhoos estava impossível, na sua terceira final do dia ele conquistou o 3° lugar na disputa de aéreos. Mas a atenção principal ficou voltada para a disputa dos primeiros lugares. Os protagonistas foram: o atleta Tide Rise Ronaldo Chicão, local de Shangri-lá e, o Catarinense Marlon Klein, local de Florianópolis. Entre um “aerial sex change” pra cá e um “aerial no hands reverse” pra lá, os dois revezaram a liderança, sendo que Chicão ocupou este posto durante toda a bateria. Mas nos três minutos finais da bateria, Klein dropou uma direita da série e acelerou muito para voar alto no double grab e completá-lo na base da onda, que ainda lhe ofereceu uma próxima sessão mas ele sabia que tinha voado muito alto e já saiu pro abraço. Marlon saiu amarradão da água e comentou a sua vitória:

“ Po, tenho muito a agradecer aos meus amigos que vieram comigo de Floripa como o Gabriel Fuka, valeu Junior Tide Rise e TBS, pela iniciativa deste evento que é muito irado, eu me aperfeiçoei nesta modalidade somente de aéreos, inclusive estou indo pra Califórnia na semana que vêm , vou ficar na casa do Chris Ward e testar diferentes modelos de prancha, além de fazer várias imagens. Depois já embarco direto pro Hawaii, onde vou passar os 2 meses da alta temporada, pretendo surfar vários picos, mandar vários vôos e é isso aí, graças à essa evolução e a todos que me apóiam estou colhendo os frutos agora”.

Além do troféu de campeão da segunda etapa, Marlon Klein ainda levou pra casa uma mochila recheada de produtos Tide Rise e uma prancha zerada do TBS SurfBoards.

A luta pela primeiras posições do ranking fica ainda mais acirrada agora, sendo que os campeões de cada categoria ao final do circuito levarão pra casa cada um, uma prancha TBS e vários acessórios e confecções da Tide Rise, além disso, o campeão da Air Show no final do circuito terá o seu passaporte carimbado para um Surfari fotográfico, oferecido pela Welcome Trips.

O evento teve os patrocínios do Jornal da Real, 91 Rádio Rock, Coelho Branco Produções, Site Litoral Ondas, Weird, BigSigns, Momentum Surf Brasil, Dudu Monteiro Shaper, Water Set, Restaurante Vó Lídia, DBC Camisetas, Tendas Curitiba, Welcome Trips, Departamento de Eportes da Prefeitura de Pontal do Paraná e Rapha Silk Serigrafia. Também contou com o apoio da Associação de Surf de Pontal do Paraná, Wally C. Surf Bar, Bora Bora Bar, Loja Paralelas, Buffet D’Leste, Sea Spy Surf Shop, There Modas, Ekipo e Rádio Alternativa FM. Cobertura ficou por conta dos sites tanapraia.com.br, paranasurf.com.br, litoralradical.com.br e litoralondas.com.br, com a realização da Tide Rise e supervisão da Federação Paranaense de Surf.

Texto redigido por Junior Sbravatti (Equipe Tide) – juniorasbi@hotmail.com

Fonte: www.litoralondas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário